terça-feira, 4 de julho de 2017

Data-Base 2017: Setor Privado apresenta pauta de reivindicações




Na tarde da segunda-feira (3/7), integrantes da diretoria do SEMAPI e representantes do setor privado estiveram reunidos no SESCON-RS, o sindicato que representa as empresas/patrões, para a apresentação da pauta com as cláusulas que serão reivindicadas na data-base deste ano. O texto foi aprovado em assembleia por trabalhadores e trabalhadoras, e contém 93 cláusulas, sendo 43 mantidas (sem alterações), 40 melhoradas (com modificações que beneficiam os funcionários), e dez cláusulas novas.

Entre os destaques do documento está o reajuste salarial, cujo percentual é relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) integral do período, acrescido de 3% de ganho real. Estamos pleiteando os mesmos indicativos para as demais cláusulas com repercussão financeira. Também estamos reivindicando o triênio como substituto do quinquênio, com reajuste de 3% sobre o salário base a cada três anos de efetivo trabalho ininterrupto.

Entre as cláusulas sociais defendidas, está o abono assiduidade de cinco dias para até cinco faltas justificadas, auxílio-creche (há anos reivindicado), vale-cultura, licença paternidade de 20 dias, e liberação para funcionário poder fazer exame de próstata e mamografia. Agora, as empresas e o sindicato patronal irão analisar a pauta e darão retorno na próxima reunião, já agendada para o dia 20 de julho, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 – POA). Participe! A união faz a luta!


Nenhum comentário: