quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Data-base 2016: SEMAPI apresenta contraproposta debatida com Fórum

Na tarde desta quarta-feira (28/09), em mais uma rodada de negociação com o governo do Estado, o SEMAPI apresentou sua contraproposta para a data-base deste ano. Pela manhã, o Fórum de Representantes da Base se reuniu para ajudar a construir o que foi apresentado no SESCON-RS.

Na mesa de negociação, o Sindicato deixou claro que, corroborado pelo Fórum, optou por enxugar a pauta com as reivindicações da categoria, para que se possa efetivamente avançar.  No entanto, o SEMAPI também destacou que não vai aceitar retirada de direitos: se não for possível avançar, que pelo menos não haja retrocesso.



Entre os pontos principais defendidos pelo sindicato nesta reunião está a liberação para participação em cursos, com a proposta de manutenção da cláusula. O Sindicato havia pedido um aumento para 30 dias, enquanto o governo queria retroceder para 10. Assim, que se mantenha os 20 dias, mas sem restrições quanto ao tipo de curso que o trabalhador ou a trabalhadora irá fazer, já que o governo pretende restringir para cursos de curta duração.

Na questão do reajuste salarial, o SEMAPI propôs 7,31% retroativos a junho de 2016, 3,40% em dezembro e 3,32% até maio de 2017 (já contando com o percentual devido do ano passado). O Sindicato deixou claro que está abrindo mão do ganho real e de parte da massa salarial para que possamos avançar nesta questão. Quanto aos vales, o SEMAPI defendeu o valor reajustado de R$28, um acréscimo de 13,3%.

Outro ponto debatido foi o regime de compensação mensal da jornada de trabalho. O SEMAPI propõe que haja um acordo em separado, levando em consideração a realidade de cada fundação. Sobre o auxílio-educação infantil, o SEMAPI pede para que seja liberado 30 dias antes do fim da licença-maternidade, para que os pais possam fazer a adaptação com o bebê na creche/maternal.

Sobre o adicional de penosidade e o adicional de incentivo educativo e socioeducativo, o SEMAPI pede para que o Estado aceite a constituição de Grupo de Trabalho para buscar alternativas sobre estas questões. O Sindicato tratou ainda dos planos de saúde, e disse concordar com alguns ajustes da prestação de contas, além de propor o aprimoramento da redação da cláusula. O Sindicato abordou também as questões de seguro de vida em grupo, dispensa para participação em congressos e simpósios para os trabalhadores da UERGS, e integralização do auxílio-doença.

Os representantes do governo disseram que terão uma reunião com o Grupo de Assessoramento do Estado (GAE) no dia 5 de outubro, quando irão apresentar a proposta do SEMAPI. A partir da resposta do GAE, o governo irá apresentar sua contraproposta. No dia 13 de outubro, às 15h, haverá mais uma reunião de negociação com o Sindicato. Como de praxe, a reunião ocorrerá na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168, POA). Contamos mais uma vez com o apoio e a força da categoria!

Assista o vídeo do relato na negociação:






















Nenhum comentário: