quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI apresenta ao governo contraproposta construída com Fórum









Na reunião de negociação ocorrida na tarde desta quarta-feira (11), o SEMAPI apresentou ao governo do Estado a sua contraproposta à Data-Base 2015. O parecer foi construído junto ao Fórum de Representantes de Base, que se reuniu pela manhã na sede do Sindicato, e foi uma resposta ao que o governo ofereceu no último encontro.

Na reunião, que se estendeu durante toda a tarde, o SEMAPI defendeu os destaques nas cláusulas e ressaltou que não vai abrir mão de direitos. Entre os principais pontos assinalados pelo Sindicato, está o pagamento integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (8,76%), com retroatividade à Data-Base, que é 1º de junho. O governo havia proposto apenas 4,38% em setembro, sem nenhuma clareza de como o restante do índice seria pago. Os representantes da entidade deixaram claro que, nessa história de que cada um precisa perder um pouco por causa crise financeira, as Fundações estão perdendo muito, e duplamente.



Outras questões propostas pelo sindicato foram o auxílio-rancho, com 15 vales de R$25 cada; o vale alimentação de R$25 para todos, somando 27 vales ao mês; as promoções da ASCAR-EMATER, estamos propondo uma cláusula com mínimo de 20% e máximo de 30% - como é atualmente no Plano de Cargos e Salários (PCS). Além disso, a folga extra para os trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) e Fundação de Proteção Especial (FPE) foi amplamente debatida. O governo diz que há abusos na aplicação do acordo existente, e o SEMAPI argumenta que trabalhadores que possuem apenas um atestado médico, por exemplo, já não têm direito à folga extra. Por conta disso, o Sindicato propôs a manutenção do acordo em separado para tratar desse assunto, de forma a não comprometer uma Convenção Coletiva por conta de casos pontuais.


Os representantes do governo declararam entender a avaliação apresentada pelo Sindicato, por ser uma posição dos trabalhadores, e se comprometeram a analisar com calma tudo o que foi defendido, reavaliando toda a proposta, para poder dar um retorno na próxima reunião de negociação, agendada para o dia 19 de novembro, às 15h, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 – Porto Alegre). Esperamos que a categoria possa ajudar a pressionar ainda mais, pois o governo comentou que já chegou no seu limite, indicando que o próximo encontro seria o último. Juntos fazemos grande esse Rio Grande!

Ouça o relato da reunião AQUI.









Nenhum comentário: