quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI e governo voltam a negociar


Na manhã desta quarta-feira (21), SEMAPI e governo do Estado voltaram a se encontrar para negociar dentro da Data-Base 2015. O Sindicato ratificou a necessidade de o Estado melhorar sua proposta, e defendeu cláusulas importantes para os trabalhadores do Setor Público, como o índice de reajuste salarial, e a não retirada de conquistas, como a multa por atraso de salários e férias, a folga extra mensal (FASE e FPE), a compensação mensal de jornada, entre outras questões contidas na pauta patronal. Também foram ratificadas cláusulas que sem repercussão econômica, mas que impactam nas condições de trabalho.

O SEMAPI fez questão de deixar claro que a postura do governo tem causado indignação em toda a categoria, e que as últimas ações do Piratini são totalmente diferentes do discurso feito na mesa de negociação, na qual se dizia que a prioridade do governo era garantir os empregos. Na contramão dessa fala, o governador encaminhou à Assembleia Legislativa projetos de lei para extinguir Fundações, atrasou salários e demitiu funcionários da ASCAR-EMATER/RS.




O Sindicato também destacou a opção de não apresentar uma “lista de desejos” para esta Data-Base, mas encaminhar uma pauta de reivindicações justa, até tímida. "Fica muito difícil para nós termos um olhar mais sensível à proposta do governo, principalmente se a gente sente que do outro lado não tem a mesma boa vontade", disseram os diretores do Sindicato. Por isso, o SEMAPI está pedindo para que o governo reavalie a proposta apresentada e analise com calma os apontamentos feitos no encontro.

O governo se comprometeu a avaliar os ajustes assinalados pelo SEMAPI, e um novo encontro foi agendado. A próxima reunião de negociação deve ocorrer no dia 28 de outubro, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 - Porto Alegre). Contamos com a presença de todos, pois precisamos de muita força para pressionar o governo e, assim, conseguir avançar.





Nenhum comentário: