segunda-feira, 13 de julho de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI defende demandas dos trabalhadores públicos

A segunda (13) foi dia de embate pelos direitos do Setor Público. Em nova reunião de negociação, dentro da Data-base 2015, SEMAPI e governo do Estado novamente colocaram suas demandas e discutiram formas de garantir ganhos aos trabalhadores. Neste encontro, o Sindicato fez o destaque das cláusulas da pauta de reivindicações, com as devidas justificativas.

O SEMAPI destacou que o objetivo estratégico é unificar as negociações, buscando uma única Convenção Coletiva, já que hoje, ASCAR-EMATER, Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e Universidade Estadual do RS (UERGS) são negociadas juntas, mas possuem acordos em separado, mas o governo insiste em separar as instituições com base em suas diretrizes. De acordo com o assessor do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), Claudio Kuhne deve haver rodada exclusiva para a EGR, pois é uma empresa que se diferencia das Fundações e da EMATER, já que possui receita própria.



A crise econômica alegada pelo governo voltou a ser usada como fator que impossibilita ganhos para os trabalhadores neste ano. Para o secretário executivo do GAE, Leandro Busatto, todas as categorias tiveram ganhos significativos nos últimos anos, mas, agora, a receita do Estado despenca, enquanto as despesas crescem. Já Kuhne ressaltou que 2015 não será um ano de avanços significativos. "Apenas vamos tentar manter o que se tem hoje com ajustes do que entendemos como abusivo."

O SEMAPI destacou que a estagnação econômica é esperada, visto que as medidas do governo só têm levado à recessão. “O executivo tem se omitido, sem cobrar a receita daqueles que podem mais, jogando o problema sobre aqueles que ganham menos". O Sindicato ainda salientou mais uma vez que os trabalhadores nunca são chamados para dividir os lucros, apenas as despesas, e que não vai permitir retirada de direitos, pois entende que prejudicar os trabalhadores não vai resolver o problema da crise no Estado. Uma nova reunião já ficou agendada para o dia 30 de julho, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168), na capital. Participe! Vamos mostrar a nossa força para o governo!



Nenhum comentário: